Powered By Blogger

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Fanáticos


                                                             

Add caption


A palavra fanático tem origem na palavra latina ‘fanaticus’. Tendo significado inicialmente «aquele que se diz inspirado pelos deuses», adquiriu posteriormente outro significado: «aquele que tem uma admiração excessiva por alguém ou alguma coisa» (significado denotativo).
Fanatismo (do francês "fanatisme") é o estado psicológico de fervor excessivo, irracional e persistente por qualquer coisa ou tema, historicamente associado a motivações de natureza religiosa ou política. É extremamente freqüente em paranóides, cuja apaixonada adesão a uma causa pode avizinhar-se do delírio. Em inglês, a palavra “fanatic”, usada com este último sentido, deu origem à palavra “fan” (abreviatura de “fanatic”). A palavra fã constitui, assim, um empréstimo do inglês, ou seja, é a adaptação portuguesa da palavra “fan”.
O apego e cultivo, mesmo quando desmesurado, por determinados gostos e práticas (como costuma ocorrer com colecionadores de selos, revistas, etc) não configura, necessariamente, fanatismo. Para tanto, faz-se preciso que a conduta da pessoa seja marcada pelo radicalismo e por absoluta intolerância para com todos os que não compartilhem suas predileções.
A palavra "Fã", por tanto, pode significar:
admirador, entusiasta, seguidor, torcedor etc...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog