Powered By Blogger

sexta-feira, 15 de abril de 2016

Christina Aguilera Biografia



Christina María Aguilera, nasceu em Staten IslandNova Iorque em 18 de dezembro de 1980. Hoje, com 35 anos caminhando para os 36. Quando ainda era criança, Aguilera aspirava ser uma cantora, e era conhecida localmente como "a menina do vozeirão" já cantando em shows de talentos locais e competições. Com 8 anos de idade, ganhou um show de talentos pela primeira vez, cantando "I Wanna Dance With Somebody (Who Loves Me) de Whitney Houston, eterna musa inspiradora para muitas canteiras de novas gerações.



Ela mistura raízes irlandesas e equatorianas. Depois de morar em várias cidades (devido à carreira militar do pai), ela estabeleceu-se na Filadélfia, onde começou a atuar como atriz e cantora mirim, com razoável sucesso, até passar a integrar o elenco do "Clube do Mickey" em 1993 (ao lado dos também futuros astros Britney Spears e Justin Timberlake).


Aguilera se tornou cantora e ainda atriz, compositora, produtora musical, além de apresentadora de TV e filantropa dos Estados Unidos. Essa artista é reconhecida por ser uma figura proeminente na música popular tradicional e da cultura popular, ficou famosa pela voz poderosa e por reinventar constantemente sua música e imagem. Tudo isso rendeu a ela o título de Voz da Geração. Isso mesmo! O que sabemos é que, foram muitas as cantoras surgidas no fim dos anos 90, especialmente as bonitinhas-sensuais-dançarinas-adolescentes, mas apenas Christina Aguilera ameaçou o reinado de Britney Spears que veio a ganhar título de Princesinha do pop e que logo viria ocupar lugar de Madonna, a Rainha. Opa...isso não aconteceu! Para muitos, Madonna será insubstituível e jamais comparada a outra Diva ou musa do Pop. 






Depois de duas temporadas, Christina passou um tempo no Japão e lá gravou um single, "All I wanna do" (nada a ver com o sucesso de Sheryl Crow). Na volta aos EUA, mais uma gravação, "Reflection", para a trilha sonora do desenho Mulan, da Disney. A performance lhe garantiu um contrato com a gravadora RCA, ou seja, fez sua estreia no mundo da música em 1999 com o álbum Christina Aguilera ao mesmo tempo estabeleceu sua carreira com singles número um na Billboard Hot 100, como "Genie in a Bottle", "What a Girl Wants" e "Come On Over Baby (All I Want Is You)", canções que foram retratadas por colocar o teen pop em sintonia a uma voz poderosa. Catapultado para o alto das paradas, o disco chegou a 8 milhões de cópias vendidas. Este momento marcante de sua carreira lhe rendeu shows na Casa Branca e no intervalo do Super Bowl (a badalada final do campeonato de futebol americano).




Alternando os mercados, em setembro de 2000, Christina, aproveitou suas raízes sul-americanas, lançando "Mi reflejo", um álbum todo em espanhol, ela não falava o idioma, e teve que se empenhar a aprender as letras foneticamente. No mesmo ano ainda, lançou um álbum de natal, My Kind of Christmas, e fez colaborações bem sucedidas mundialmente e obteve muito sucesso com ambos os álbuns. Em 2001, no auge (que ainda não acabou), ela participou da regravação de "Lady Marmalade", do filme "Moulin Rouge", ao lado de Pink, Mya e Lil' Kim, mantendo-se sob os holofotes. Uma coleção de antigas gravações, de quando ela tinha 14 ou 15 anos, foi lançada com o nome de Just be free. Christina protestou, mas não conseguiu barrar o lançamento.
Com o segundo álbum de estúdio ela começou uma série de reinvenções constantes na sua imagem. Este álbum emplacou com a canção "Beautiful" e assim continuando com sua reinvenção, desta vez musicalmente e artisticamente.





Aguilera adotou uma personalidade mais adulta, e lançou Back to Basics, um álbum que ela descreve como "um retrocesso para os anos 20s, 30s, 40s nos estilos de jazz, blues e soul, mas com um toque moderno". Estava na hora então de um disco arriscado, e ele veio com Stripped, de 2002. Deixando toda a carne possível à mostra, Christina sepultou de vez a menininha de outras eras e continuou em alta nas paradas. 
Em 2008, lançou Keeps Gettin' Better: A Decade of Hits, um álbum de grandes êxitos como celebração pelos seus dez anos de carreira.




Como atriz, fez sua estreia no cinema em 2010 para o filme musical Burlesque ao lado da grande Diva Cher. Impressionantemente, com este filme, ela foi indicada ao Globo de Ouro de "Best Original Song" pela faixa "Bound to You. Uma carreira de sucesso e promissora ela sempre fez questão de mostrar para que veio. Ainda em 2010, ela lançou Bionic, onde experimentou e misturou estilos de synthpop e electropop, recebido por críticas e desempenho comercial misto e que é assunto até hoje.  Após dois anos, foi lançado Lotus, que marca seu retorno a música pop, sendo lançado apenas dois singles mundialmente.  Desde 2011, Aguilera se tornou treinadora do reality show The Voice, embora tenha deixado a bancada por algumas temporadas. No começo de 2014, Aguilera ficou noiva do assistente de produção Matthew Rutler. Eles moram juntos na casa dela, junto com Max, filho de Aguilera com seu ex-marido Jordan Bratman. Logo após o anúncio do noivado de Aguilera com Rutler, foi anunciado que ela estava grávida, do primeiro filho do casal. No dia 17 de agosto, Aguilera deu à luz a sua filha, Summer Rain Rutler.





Há rumores que Christina Aguilera vai deixar o The Voice, e a culpa disso seria do cantor Blake Shelton, que não se intimidou em uma entrevista ao responder que prefere ter a namorada Gwen Stefani com ele no reality de talentos.  "Isso deixou Christina com o coração partido, se sentiu traída. De qualquer forma ela tem estado ocupada demais com o novo disco que vai lançar no final do ano, e ainda oferece aulas de canto on-line através do Masterclass.  



Fato, durante sua carreira, Aguilera já foi nomeada como "Rainha da Reinvenção" e a "Voz da Geração", o que a fez se tornar um ícone pop internacional.




Ao longo de sua carreira, Aguilera recebeu diversos importantes prêmios, entre eles cinco prêmios Grammy, um Grammy Latino, dois MTV Video Music Awards, dois Billboard Music Awards e uma estrela na Calçada da Fama. Além disso, ela também foi indicada ao Globo de Ouro e três vezes pré-indicada ao Oscar. Reconhecida como uma das artistas mais bem-sucedidas da história, ela é a segunda cantora que mais vendeu na década 2000, atrás de Madonna, e ao longo de sua carreira ela já vendeu mais de 50 milhões de discos mundialmente.




Aguilera foi incorporada na lista dos "100 Maiores Cantores de Todos os Tempos", feita pela revista Rolling Stone, ocupando a 58.ª posição e sendo a cantora mais jovem a entrar na lista. O canal VH1 colocou a cantora entre as "100 Mulheres mais Importantes da Música", ocupando a 8.ª posição. Em 2009, ela foi incluída na lista das "50 Pessoas mais Bonitas do Mundo", através da revista People. Em 2013, Aguilera entrou para a lista da revista Time, como uma das "100 Pessoas mais Influentes do Mundo".




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog